Com a alta nos casos confirmados de covid-19, em razão da circulação de uma nova variante, muitas pessoas têm se perguntado sobre o tempo do período de isolamento.

Acontece que, após tanto tempo de pandemia, muitas evoluções já ocorreram. Isso tanto em razão da proteção por meio de vacinas, quanto na mudança e sobrevivência do vírus.

Para tirar esta e outras dúvidas desta nova fase do coronavírus, acompanhe o texto a seguir em que vamos te mostrar tudo o que já foi confirmado por especialistas.

Sobre a nova variante

A BQ.1, variante em circulação no Brasil e no mundo que teve seu ápice nas últimas semanas, é uma descendente da BA.5 e uma subvariante da ômicron.

De acordo com especialistas, a transmissibilidade da BQ.1 tende a ser maior do que a de outras variantes que já circulam no país. 

Embora informações sobre a nova fase ainda estejam sendo estudadas, já se pode ter certeza que a nova variante consegue furar o bloqueio protetivo da vacina com maior facilidade, mesmo que esta forma de proteção ainda seja a mais segura no momento.

E estas pessoas, que não estão com o esquema vacinal completo ou que acabam tendo uma resposta imunológica inadequada, tendem a sentir mais sintomas quando infectadas.

Todo este cenário pode estar sendo definitivo para que inúmeros indivíduos estejam recebendo diagnósticos de covid-19.

Como detectar com precisão a covid-19

Até o momento, a melhor forma de detectar a presença do vírus da covid no organismo é a partir de exame PCR. Neste processo, é coletada uma amostra de material e verificada a presença ou não da doença

É importante que o teste seja feito dentro de um período em que iniciam-se os sintomas, justamente para que haja uma identificação precisa da covid-19.

Tempo de isolamento da covid-19

Para pacientes assintomáticos que confirmaram a presença do vírus a partir de exame RT-PCR ou teste rápido, o prazo de isolamento é de sete dias.

O mesmo vale para pacientes que sentiram os sinais, sendo o tempo de isolamento começando a ser contado a partir do primeiro dia de sintoma. Ou seja, um homem com covid que começa a ter sintomas na terça, só deve sair do isolamento na terça da próxima semana.

No caso de pacientes com o quadro leve, o período segue sendo sete dias, porém é possível sair do isolamento antes, caso não ocorram mais sintomas de febre.

Caso os sintomas persistam, o isolamento segue, mas sempre acompanhado de um novo exame PCR, para verificar a continuidade ou não do vírus no organismo.

Faça seu exame hoje com a Granato

Não deixe a dúvida atrapalhar seus planos e nem mesmo preocupar você. Faça hoje mesmo um exame PCR ou teste rápido na Granato, com resultados em até 24h.

Agende por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é das segundas às sextas-feiras, 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).