As DSTs são uma das principais doenças presentes na sociedade. Ainda que campanhas governamentais coloquem o assunto em evidência, quase sempre os índices de diagnóstico aparecem como um dos mais preocupantes, em relação ao número de pacientes.

Ainda que possam causar medo, os diagnósticos precoces de DSTs podem salvar vidas. Tratamentos e acompanhamentos médicos conseguem proporcionar uma vida saudável e normal para grande parte dos pacientes, como no caso de pessoas com HIV.

No texto a seguir, vamos entender um pouco mais sobre o que são as DSTs, destacando os principais sintomas e tratamentos da doença. Veja melhor a seguir:

O que são as DSTs?

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ocorrem a partir de contatos sexuais entre pessoas já contaminadas com alguma infecção, e pessoas sem o diagnóstico.

Isso acontece pelo fato da relação sexual ocorrer sem o uso de preservativos, tanto masculinos quanto femininos.

Algumas das principais doenças sexualmente transmissíveis são:

  • Gonorréia;
  • Sífilis;
  • HPV;
  • Herpes genital.

Uma das mais conhecidas infecções, além das listadas acima, é o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Nesse diagnóstico, a partir da contaminação, o organismo começa a se tornar frágil, desprotegido contra invasores.

Com a evolução do sistema imunológico fragilizado, a doença evolui para a AIDS, que passa a afetar o funcionamento de diferentes órgãos.

Quais os seus sintomas?

Entender os sintomas das DSTs é importante, pois pode ajudar a prevenir e até mesmo encontrar um tratamento à altura, algo que dependendo de cada caso consegue evitar piores desdobramentos.

Alguns tipos de DSTs têm como principal sintoma o aparecimento de verrugas e tumores nas regiões íntimas, sendo um alerta importante.

Dores, coceiras e até mesmo o surgimento de bolhas nessas regiões também são um sintoma comum, que deve ser tratado com urgência por um médico.

No caso do HIV, por exemplo, os sintomas podem demorar a aparecer, ou até mesmo começar a surgir nas semanas subsequentes ao contágio.

Os primeiros sinais são similares aos de uma gripe, como dores na garganta, surgimento de ínguas, dores no corpo e nas articulações.

Quando o surgimento de sintomas demora alguns anos, é possível ver o aparecimento de febres constantes, suores noturnos, diarreia e cansaço excessivo.

Existe tratamento para DST?

No caso de tratamentos do HIV, por exemplo, existem tanto as formas de prevenção, com remédios que inibem qualquer tipo de reação no corpo, quanto os cuidados com o vírus em situações de pessoas já positivadas.

É importante ressaltar que o tratamento do HIV, no caso dos positivados, vai ocorrer ao longo de toda a vida do indivíduo, a partir de remédios aliados do bem-estar, promovendo uma vivência comum para todos os pacientes.

Já no caso de outras doenças, como gonorreia ou sífilis, é possível fazer tratamentos que combatem os sinais diretos no corpo, além de medicamentos que inibem o prolongamento da doença, algo que deve ocorrer em conjunto com outras especialidades.

No geral, qualquer pessoa com DSTs que não seja o HIV consegue se curar, se atentando sempre para possíveis sinais e até mesmo para o retorno da doença, ainda que em menor complexidade.

Outro destaque necessário é a utilização de proteção em meio às relações sexuais, visto que mesmo curada de uma DST uma pessoa está suscetível a contrair outra, por meio de um contato com o parceiro contaminado.

Isso acontece justamente pelo organismo ainda estar se recuperando da diminuição da proteção, vinda com a doença. Por isso, o ideal é sempre utilizar camisinha.

Faça hoje todos os seus exames

Se você ainda tem dúvidas sobre as DSTs, sobretudo exames que precisa fazer para confirmar ou não as doenças, marque uma consulta com algum de nossos médicos, sejam eles urologistas (para homens), ginecologistas (para mulheres) ou dermatologistas.

Agende e faça ainda hoje sua consulta e seus exames! Escolha um especialista em nosso site e faça a sua marcação. Se quiser, entre em contato por meio do WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).