Calor repentino e mal-estar. Menopausa?
Publicado em 18 de Fevereiro de 2022 por Granato Policlínica
A passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher é chamado de climatério, que muitas vezes é confundido com menopausa.
A menopausa tem como significado a pausa da menstruação ou o último dia em que ocorreu a descamação das paredes do útero. Esse é um sintoma dentro do climatério.
E assim como em outras fases do corpo feminino, o climatério está marcado por sintomas diversos, que aparecem ao longo de anos em mulheres na faixa dos 45 aos 65 anos.
Dentre eles, um dos que mais se destaca é o calor excessivo, tanto em relação a sua intensidade quanto por ser um sintoma que aparece em grande parte dos corpos.
Sobre isso, é importante destacar que nem sempre esse calor, que vem em ondas quentes e até mesmo sufocantes, quer dizer necessariamente um climatério.
Em algumas situações essa sensação pode ser apenas uma resposta do corpo ao calor externo, em épocas de verão, por exemplo.
Dessa forma, se faz importante notar outras mudanças no corpo, buscando diferenciar uma fase comum e natural da mulher de um clima quente local.
Veja abaixo alguns dos principais sintomas acompanhados do calor dentro de um quadro de climatério:
Alteração na pele
Espinhas, maior elasticidade e até mesmo o surgimento de uma pele mais seca estão dentre as questões que podem estar relacionadas ao climatério.
O ideal é ter atenção a esse quadro principalmente a partir do acompanhamento de um dermatologista, profissional ideal para auxiliar na entrada dessa nova fase.
Ressecamento vaginal
O ressecamento dentro do período do climatério é um dos principais sintomas que podem ser associados com o calor constante.
Esse quadro se estende à pele de todo o corpo, inclusive na área da vagina, fazendo com que a mulher tenha uma maior dificuldade de lubrificação, o que torna as relações sexuais mais doloridas e desconfortáveis ao longo do tempo.
Alterações frequentes de humor
As alterações hormonais são um ponto frequente em todas as fases da vida da mulher, principalmente a partir do momento em que começa a primeira menstruação.
Porém, em relação à fase do climatério, as oscilações podem se tornar cada vez mais constantes, onde o estresse e a impaciência podem se tornar uma rotina.
Perda da qualidade de sono
O sono, para muitas pessoas que estão na fase do climatério, se torna um dos momentos mais complicados do dia.
Isso porque o estresse, o calor excessivo e até mesmo o suor proveniente podem começar a atrapalhar, algo que gera desconforto e alterações de humor, como tristeza.
Procure a ajuda de um especialista
A partir da identificação do calor excessivo atrelado a pelo menos dois dos sintomas descritos nos tópicos acima, é importante que você procure um ginecologista, sendo este profissional o mais capacitado para acompanhar o quadro e indicar outras especialidades.
Na Granato você consegue agendar uma consulta de forma prática e simples, podendo ainda fazer todos os exames de rotina e os especializados em um único lugar.
Em nosso site você encontra o canal para agendamento, e também pode optar pelo contato via nossos canais de atendimento: Whatsapp: 99286-6269 ou telefone: 3269-7008.
Horário de atendimento Granato
Segunda a sexta de 7h às 19h e aos sábados de 7h às 15h.
Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita – Em frente ao metrô de São Conrado.