Notícias

Autoexame: Saiba a importância

Autoexame: Saiba a importância

Autoexame da mama é um exame que toda mulher deve fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O autoexame de mama pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.

Em frente ao espelho:

Observe os dois seios, primeiramente com os braços para baixo. Coloque as mãos na cintura, fazendo força. Ponha as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, a posição e forma dos mamilos. Pressione levemente os mamilos e veja se há saída de secreção.

Em pé (aproveite a hora do banho)

Levante seu braço esquerdo, apoiando-o sobre a cabeça. Com a mão direita, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise cada uma delas calmamente. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Terminada a avaliação, repita os movimentos na outra mama.

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta o seio com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente) e depois as axilas. Repita o procedimento na mama esquerda.

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. Quando é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um(a) ginecologista. Ele (a) realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.