Com as chuvas intensas, o Rio de Janeiro teve algumas áreas de alagamento. As águas das enchentes transbordam rios e carregam – inclusive para dentro das casas- consigo lama, lixo e esgoto, podendo contaminar poços e sistemas de abastecimento de alimentos. Com isso, aumenta a proliferação de bactérias e vírus, expondo a população ao risco de doenças infecciosas.

Mas, você sabe quais as principais doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela água suja das chuvas?

Tétano

As enchentes podem propiciar uma maior exposição das pessoas a ferimentos e, consequentemente, à maior probabilidade de contaminação.

Leptospirose

A urina dos ratos, misturada à água das chuvas, pode transmitir a leptospirose em pessoas que entram em contato com esta via pele e/ou mucosas, o contato é facilitado quando o indivíduo apresenta arranhões ou feridas.

Hepatite A e E

A transmissão se dá por ingestão de água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra.

Febre Tifoide

A doença é transmitida via ingestão de água e alimentos contaminados e contato com pessoas doentes.

Cólera

A cólera é uma doença infecciosa intestinal causada pela ingestão de bactéria, que pode ser encontrada em água e comida contaminada por fezes de pessoas ou animais.

Diarreia aguda

A infecção intestinal dura até 14 dias e é causada por bactérias, vírus e protozoários. É causada pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de humanos ou animais.

A chuva e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger, é preciso usar repelente diariamente e nunca deixar água parada.

Sendo assim, percebe-se que cuidados com a água e alimento ingeridos são essenciais para se evitar a maioria destas doenças. Não ingerir alimentos que ficaram submersos, mesmo os embalados; evitar contato com a lama e ingerir alimentos e água apenas de origem conhecida e segura.

Se você estiver com sintomas de alguma dessas doenças, procure imediatamente um de nossos profissionais. Estaremos prontos para lhe atender em uma de nossas unidades do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu.