Lidar com ansiedade não é fácil. Agora, imagine viver no país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno, o que aponta a ansiedade como a segunda condição mental, depois da depressão, com maior incidência de incapacidade em diversos países.

Não à toa, na atual pandemia a saúde mental da população está comprometida. Para muita gente, a ansiedade se tornou parte do isolamento social causado pelo surto do novo coronavírus (COVID-19). Medos como ser infectado, perder o emprego e não saber lidar com o noticiário, são quase que unânimes para os ansiosos em quarentena. Mas afinal, o que fazer para minimizar os males do transtorno de ansiedade?

Antes de qualquer coisa, é importante saber identificar os sinais de uma mente inquieta.
Estes podem ser:

  1. Pensamentos negativos;
  2. Sofrimento antecipado;
  3. Perda de apetite; 
  4. Memória fraca;
  5. Vontade de se prejudicar ou se ferir;
  6. Insônia;
  7. Variações de Humor;
  8. Solidão;
  9. Perfeccionismo;
  10. Dores inexplicáveis no corpo.

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE DURANTE A QUARENTENA

Além da ajuda profissional, que é o mais importante, focar os pensamentos em coisas diferentes e praticar alguns exercícios mentais podem ser de grande auxílio.

– Comece repensando suas perspectivas. Ao invés de antecipar o sofrimento pelos impactos da pandemia, pensei no que gostaria de fazer quando voltar à vida normal. Uma viagem? Estar com a família? Um banho de mar? Tudo isso fará parte da sua rotina novamente em algum momento;

– Comemore até as pequenas conquistas. Conseguiu ler um livro, organizar aquele cômodo bagunçado e zerou sua caixa de e-mails? Ótimo. Ver as coisas com otimismo reduz os níveis de estresse e preserva bons sentimentos;

– Acordou e não conseguiu ser produtivo? Não tem problema. Não se culpe e nem martirize. Dias ruins também fazem parte. Neste caso, entenda que está tudo bem se ficou o dia inteiro jogado pelo sofá. O importante é respeitar seus limites e saber que no dia seguinte você pode tentar de novo;

–  Foque na sua respiração! Um hábito muito importante para o controle da ansiedade é garantir que você esteja respirando de forma correta. Respire de forma lenta de cinco a dez vezes. Ao injetar oxigênio rico nos pulmões, é possível ficar mais calmo para então reorientar os pensamentos e aliviar os medos. 

– Saiba quando é a hora de desconectar. Como falamos acima, lidar com o noticiário ou até mesmo as redes sociais pode ser uma tarefa difícil. São informações de todos os tipos e filtrá-las é cansativo. Defina um limite diário para cada tarefa. Poucas horas de tv e deixar o celular no modo avião são fundamentais para permitir que corpo e mente relaxem. 

– Para complementar todos esses exercícios mentais, sugerimos também a atividade física. Exercício físico estimula a produção de substâncias que trazem bem-estar, melhoram o humor e ajudam a combater a ansiedade. Treinos de impacto, sem impacto e a própria yoga, que trabalha muito com respiração, são eficazes para o seu condicionamento físico e mental.
___

Lembrando que todas essas dicas são complementares e não substituem um acompanhamento médico. Não tenha vergonha de procurar ajuda!

Na Granato você encontra psicólogo e psiquiatra a preço popular.

Marque uma consulta agora mesmo pelo site ou telefone!

Fale conosco pelo WhatsApp 21 99286-6269 ou telefone 3269-7008. Estamos na Estr. da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita – Em frente ao metrô de São Conrado.