Na última semana, o ator e apresentador Otaviano Costa, de 51 anos, relatou nas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia no peito devido a um aneurisma de aorta.

Nesse caso, a condição foi identificada através de um simples eletrocardiograma de rotina, já que o ator não observou nenhum sintoma externo preocupante. Entretanto, apesar de assintomática, a situação exigiu a cirurgia já que estava em estado avançado.

Por isso, para chamar atenção ao problema e ajudar na conscientização, a Granato preparou algumas informações sobre o aneurisma de aorta que você precisa saber.

O que é?

Para entender a condição, primeiro precisamos entender o que é a aorta e a sua importância para o nosso corpo.

A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do sistema circulatório, sendo responsável por levar o oxigênio para todo o organismo. Com exceção da pulmonar, todas as nossas outras artérias derivam da aorta.

Quando a parede dessa artéria enfraquece, pode ocorrer uma dilatação anormal na região, que é o que chamamos de aneurisma de aorta. Se não tratado corretamente, esse aumento pode resultar em um rompimento e causar uma hemorragia interna grave no paciente – inclusive, podendo ser fatal.

Quais são os principais sintomas?

Como falamos antes, o caso do ator foi assintomático, mas isso não impede que a dilatação da aorta aumente ou se rompa.

Já em casos sintomáticos, que são a maioria, os principais sintomas são:

• Dor abdominal intensa e constante
  • Dor constante nas costas
  • Dor no tórax ou no peito
  • Sensação de pulsação no abdômen
  • Dificuldade para respirar
  • Tosse ou rouquidão (alguns casos torácicos podem pressionar a traqueia)

Outro detalhe importante é que os sintomas podem variar dependendo da localização e do tamanho do aneurisma. Por isso, na identificação até dos menores sintomas, não hesite em procurar o cardiologista.

Como identificar um aneurisma de aorta?

O que você precisa saber é que nenhuma dor constante no seu corpo é normal, muito menos pode ser ignorada. Então, a melhor forma de identificar problemas é ficando de olho nos sinais que o próprio corpo insiste em dar.

“Mas e em casos assintomáticos?” Em casos sem sintomas, realmente fica mais difícil perceber a hora de ir no médico, principalmente qual especialidade procurar. Por isso, a recomendação é procurar o médico pelo menos uma vez ao ano (e no caso do cardiologista não é diferente).

O que pode parecer imperceptível para a gente, pode na verdade dar um alerta no médico, que vai investigar a fundo qualquer suspeita e pedir exames que possam ajudar no diagnóstico.

Lembrando que esse foi exatamente o caso do Otaviano, descobrindo a condição através de um eletrocardiograma de rotina.

Além desse exame, existem outros que possibilitam a identificação de diversos problemas cardíacos, como a ultrassonografia, ecocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-x.

Perigos de não tratar corretamente

Independentemente de serem sintomáticos ou assintomáticos, casos de aneurisma de aorta são sempre um risco significativo à saúde.

Além de comprometer a circulação de sangue e oxigênio do corpo – já que a aorta é a principal artéria –, o não tratamento adequado pode causar outras condições mais sérias, como dissecção aórtica (em que a camada interna da aorta se rompe, e o sangue flui entre as camadas) e tromboembolismo (formação de coágulos sanguíneos dentro do aneurisma que podem se desprender e causar bloqueios em outras partes do corpo).

E é claro, nos piores casos, pode causar de fato a ruptura da aorta, provocando uma hemorragia interna grave e até risco de morte. Ou seja, aneurisma de aorta é uma condição séria!

Se identificar qualquer sintoma cardíaco, procure o cardiologista imediatamente. Problemas e doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, sendo que boa parte dos casos fatais poderiam ser evitados.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269