A vacina contra a covid-19 vem sendo bem recebida pela população brasileira, o que coloca a nação entre os países com maior número de vacinados em todo o mundo.

Mas, mesmo com uma campanha de imunização considerada bem sucedida, ainda existem muitas dúvidas em relação aos efeitos gerais dessa vacina, principalmente quando o assunto é: pessoas imunizadas em meio a tratamentos médicos.

Pensando nisso, vamos ver no texto a seguir algumas considerações essenciais para pessoas que têm algum tipo de dúvida quanto ao uso de medicamentos e uma rotina de tratamentos antes, durante e após serem vacinadas contra a covid-19.

Como funciona a vacina da covid-19 no corpo?

Em primeiro lugar, é preciso entender como é feita a vacina da covid-19, dentre as opções existentes no mercado, e de que maneira essa proteção atua dentro do organismo.

As vacinas foram criadas cerca de um ano após o início da pandemia, e grande parte delas possui o material genético do coronavírus, responsável pela doença covid-19. Por meio da presença desse material, o organismo passa a ser instigado a criar uma barreira protetora. 

Em outros tipos de vacinas, por exemplo, o material é feito a partir de um coronavírus inativado, que se multiplica instigando o organismo a produzir a proteção necessária.

Muitas pessoas, durante o processo entre a primeira e a segunda dose, acabam sentindo alguns sintomas como dores de cabeça, febre e até dores musculares, sendo este um reflexo natural e esperado da entrada do material do vírus dentro do corpo.

Quais as contraindicações da vacina?

Atualmente, conforme informações da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), todas as vacinas contra covid-19 disponíveis são contraindicadas para pessoas com histórico de reação alérgica grave após dose anterior ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, existe uma contraindicação da vacina AstraZeneca para pacientes que sofreram “trombose venosa e/ou arterial importante em combinação com trombocitopenia” logo após a vacinação com qualquer vacina para a covid-19.

A AstraZeneca e a vacina da Janssen também são contraindicadas para gestantes, puérperas e pessoas com histórico de síndrome de extravasamento capilar. Até o momento, estas são as únicas contraindicações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Pode atrapalhar algum tipo de tratamento?

Como dito acima, existem alguns tipos de contraindicações referentes às vacinas, para casos específicos e em diagnósticos conhecidos. Dito isso, é importante frisar que a vacina contra covid-19 não prejudica nenhum tratamento de saúde que esteja sendo feito.

Por exemplo, uma pessoa que está em meio a um tratamento de câncer não deve se preocupar em tomar as doses da vacina que estão disponíveis para ela.

Pelo contrário, a vacinação pode ajudar inclusive no combate à doença, principalmente quando existe algum tipo de falta de defesa no organismo.É o caso de uma pessoa que possui leucemia. A vacina da covid-19, por exemplo, pode ajudar a pessoa a não contrair a covid e evitar que o quadro clínico possa ser agravado.

Deixa a dúvida de lado. Escolha a Granato!

Se você ainda tem dúvidas em relação aos tratamentos que você está fazendo ou àqueles que são necessários para a sua saúde, não deixe de procurar um médico!

Esses são os profissionais especialistas em trazer as informações mais importantes para cada diagnóstico médico e, sem dúvidas, podem afirmar informações preciosas para sanar todas as suas dúvidas, entregando o melhor bem-estar possível.

Acesse o nosso site, procure pelas especialidades que desejar e escolha o melhor dia para o seu atendimento. Você também pode falar conosco pelo número de WhatsApp 21 99286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 19h, e aos sábados de 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, em frente ao metrô de São Conrado.