Já não é novidade que o cigarro e o hábito de fumar são grandes vilões de uma vida saudável e longeva. No entanto, em se tratando da saúde do homem, essas práticas podem ser ainda mais perigosas, algo que merece atenção e mudança imediata.

No texto a seguir, vamos entender um pouco mais sobre a ligação de doenças masculinas e o tabagismo, trazendo informações que podem te ajudar a decidir se esse hábito nada legal pode ser, hoje mesmo, diminuído ou até mesmo substituído por um saudável.

Tabagismo e os problemas de saúde do homem

O tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo e reduz a expectativa de vida em 20 anos. Se isso não bastasse para causar danos aos pulmões, e estar fortemente ligado ao desenvolvimento do câncer, fumar também tem seu lugar entre as doenças cardiovasculares.

Fumar é uma das atividades mais agressivas para as células endoteliais, que são as paredes celulares que revestem os vasos sanguíneos.

A nicotina é uma substância presente em cigarros, e atua tanto no sistema nervoso simpático quanto no parassimpático. Assim que a nicotina entra no organismo inicia-se a produção de dopamina, um mediador químico que atua diretamente no prazer.

Dessa forma, o fumante passa a se sentir bem ao fumar. Quando existe a interrupção do fumo, o organismo sente o impacto e passa a produzir noradrenalina, precursor da adrenalina.

A partir da produção desse hormônio, fica claro que pessoas que começam a parar de fumar podem se tornar mais ansiosas e inquietas.

Como o homem é o mais prejudicado

A estatística chocante é que, de acordo com a literatura médica, cerca de 100 milhões de homens em todo o mundo sofrem de vários graus de disfunção erétil. Essa disfunção sexual pode ser leve, moderada ou grave e geralmente ocorre após os 40 anos.

Vale ressaltar que o câncer de bexiga também é uma das consequências do tabagismo. Os fumantes têm seis vezes mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes.

É importante alertar a respeito de alguns sintomas indicativos para esse tipo de câncer, são eles: sangue na urina (hematúria) que pode ser intermitente; sintomas de bexiga irritada (dor para urinar, aumento da frequência urinária, sensação de bexiga cheia), isso ocorre nos casos iniciais.

Algumas pesquisas mostram que os homens passam a ter maior dificuldade de conquistar uma saúde estável após largar o cigarro, em comparação com as mulheres.

Ainda que o tabagismo seja ruim para todos, é real que a saúde do homem ainda continue sendo mais prejudicado, e também o que dá menos importância para o fim do vício.

O que fazer para mudar?

A melhor maneira de combater o fumo e se livrar das consequências do tabagismo é a partir da procura por ajuda, seja em médicos que podem ajudar a iniciar o tratamento, como um cardiologista, ou até mesmo grupos específicos de pessoas que querem largar o vício.

Outra forma de correr com braços dados à saúde de qualidade é ter um acompanhamento periódico, entendendo como está seu corpo, dentro e fora. Ou até mesmo ficando atento aos sinais de potenciais diagnósticos.

Faça um acompanhamento hoje mesmo

A melhor resposta para as dúvidas relacionadas à saúde está em um atendimento médico de qualidade. Na Granato, você é consultado por especialistas no cuidado com a saúde do homem, com a máxima atenção e no tempo que você quiser.

Agende sua consulta por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).