Quem está acompanhando as Olimpíadas de Paris já deve ter se deparado com a notícia do adiamento da prova de Triatlo, que seria realizada na madrugada dessa terça-feira (30 de julho).

Por causa do nível de contaminação do Rio Sena, onde aconteceria a prova de natação, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu adiar a modalidade masculina para evitar riscos à saúde dos atletas.

Apesar da dúvida se as provas vão acontecer ou não, essa é a melhor decisão no momento porque água contaminada é um assunto bastante sério!

Por isso, a Granato separou as principais doenças relacionadas e os maiores perigos de ter contato com água de qualidade duvidosa.

Os tipos de doenças da água contaminada

Antes de falar das doenças em si, precisamos destacar as duas principais formas de transmissão desses problemas.

A primeira delas é através da ingestão da água contaminada, normalmente com substâncias ou organismo patogênicos. Por isso, é importante ter atenção na água que se está usando tanto para consumo quanto para higienização e preparação dos alimentos.

A maioria desses casos resultam em doenças e problemas no sistema gastrointestinal. Dessa forma, sintomas como diarreia, vômito e enjoos são bastante comuns; entretanto pode também causar situações mais graves como sangue nas fezes e quadros de anemia.

Outra forma de transmissão bastante comum é pelo simples contato com a contaminação da água – que seria o caso dos atletas no Rio Sena.

Além do risco de ingestão em si, o contato do corpo com agentes infecciosos já é o suficiente para a contração de vários problemas. Isso porque diversos vírus e bactérias podem invadir o organismo através de ferimentos ou cortes ou até pela nossa pele ou mucosas.

Por isso é tão importante levar a sério aqueles avisos de praia imprópria para banho, e ignorá-los pode trazer graves riscos.

Quais as doenças e sintomas mais comuns?

A lista dessas doenças é bem grande e varia bastante em termos de seriedade dos sintomas, mas as mais comuns são:

• Hepatite A
  • Leptospirose
  • Amebíase
  • Tétano
  • Cólera
  • Ascaridíase (também chamada de lombriga)
  • Esquistossomose
  • Giardíase
  • Micose
  • Toxoplasmose

Por essa grande variedade de doenças, os sintomas também variam bastante, assim como a sua intensidade e duração. Entretanto, os mais comuns (que podem aparecer em diversas dessas enfermidades) são: dor abdominal, febre, dores musculares, fadiga, diarreia, vômito, enjoos e perda de apetite.

Outro ponto que é preciso destacar é que o não tratamento de qualquer desses problemas é bastante prejudicial para a saúde, podendo causar quadros graves de infecção ou anemia e até morte.

Qual médico procurar?

Em caso de suspeita de contaminação por água, é fundamental procurar ajuda médica!

Como diversos dos sintomas afetam diretamente órgãos como intestino e estômago, a melhor recomendação é procurar o gastroenterologista. Entretanto, você também pode procurar o clínico geral, que fará um atendimento inicial e te encaminhar para uma especialidade mais adequada, se for necessário.

Por outro lado, se você apresentar sintomas na pele, como aparecimento de micoses, coceira ou ferimentos, a indicação é procurar o dermatologista.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269