O tratamento de fertilidade é uma solução vantajosa para casais que enfrentam dificuldades para engravidar pela forma convencional.

Essa se mostra como uma alternativa interessante e eficiente para mulheres que sonham com a maternidade, ainda que o processo desse tipo de tratamento muitas vezes não seja conhecido por inteiro, junto de suas possibilidades médicas.

No texto abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre como acontece o tratamento de fertilidade, destacando pontos que explicam a ocorrência do método e trazendo alternativas que se adequam aos diferentes desejos de quem pretende passar pelo processo. Confira: 

Por que o tratamento de fertilidade existe?

O tratamento de fertilidade é um procedimento médico que ajuda mulheres e/ou casais a gerarem uma criança quando existe algum tipo de problema pelo método natural.

Esse acompanhamento possibilita mães e pais a realizarem o sonho de uma gravidez, a partir de procedimentos que vão das baixas complexidades até as mais altas, algo que veremos de forma mais detalhada nos tópicos abaixo.

Sem o tratamento de fertilidade, muitos casais tentariam engravidar durante anos e não chegariam a resultados positivos, algo que mexe com questões psicológicas e até mesmo relacionais entre os futuros pais.

Quais as principais causas da infertilidade?

A infertilidade pode acontecer por diferentes motivos, envolvendo todas as partes, ou apenas um lado do casal — uma afirmação que só acontece a partir de uma investigação.

Tanto em homens quanto em mulheres, a infertilidade pode acontecer a partir de questões externas, como o uso de tóxicos, substâncias que prejudicam o organismo e até mesmo o não tratamento de doenças ou infecções, como uma dilatação nas veias testiculares.

Também é possível que causas internas e pré-existentes possam impedir uma gravidez. Mulheres podem ter uma predisposição limitada para ovular, ter uma nidação prejudicada a partir de problemas hormonais ou genéticos, dentre outras possibilidades.

O mesmo vale para homens, que podem ter doenças e impedimentos na produção de espermatozoides, algo que dependendo da situação consegue ser tratado.

Como acontece o tratamento?

Existem pelo menos três tipos de tratamentos para fertilidade, considerados os mais comuns em grande parte das clínicas e consultórios que fazem esse procedimento.

São eles:

  • Coito Programado;
  • Inseminação Artificial;
  • Fertilização in Vitro.

O coito programado nada mais é do que um agendamento da relação sexual do casal, a partir de um acompanhamento médico. Para mulheres, muitas vezes acontece a estimulação da ovulação por meio de hormônios; em homens, um tratamento específico é feito para a produção de espermatozoides.

Entendendo o melhor dia para que o casal esteja propenso a realizar o coito com maiores chances de fecundação, é marcada a relação sexual.

Já a inseminação possibilita a entrada do espermatozoide de forma artificial, ou seja, por meio de um procedimento médico em que também se verifica a maior probabilidade de ovulação da mulher — podendo ser ou não potencializada por meio de hormônios.

Para mulheres que não estão engravidando por meio de uma relação, por exemplo, essa alternativa segue como uma das mais importantes. Em alguns lugares, é possível conceber a partir de espermatozoides que são doados por bancos.

Por fim, a fertilização in vitro é um processo considerado eficaz para casais com níveis altos de problemas para a fecundação de forma convencional. Nesse caso, o profissional seleciona e retira os melhores óvulos da mulher com a ajuda de impulsos hormonais, e faz o mesmo com os espermatozoides de doadores ou do pai.

Ocorre, então, a inseminação — que é feita na mulher com os pares escolhidos a partir do acompanhamento médico. 

O processo é repetido ao longo do tempo, a partir de um resultado negativo. Entender o tempo adequado para testes de gravidez e para a repetição do processo também faz parte da avaliação médica de cada paciente.  

Como começar a fertilização?

Para começar a fertilização, basta marcar uma consulta com médicos ginecologistas, que vão auxiliar na hora de saber o melhor procedimento para a reprodução.

Na Policlínica Granato, você pode agendar e fazer seu atendimento hoje mesmo, a partir do site ou por meio dos contatos: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).