A hipertensão é uma doença que atinge todo o corpo, tendo em vista que é acarretada a partir do aumento demasiado da pressão do sangue nas artérias, prejudicando então o bombeamento para todos os órgãos – em especial para o coração.

O ideal é que a pressão arterial varie de acordo com o dia, bem como em cada organismo. Esse passa a ser considerado um problema quando existe uma disparidade, o que provoca desmaios, falta de ar, mau funcionamento no organismo e até a morte.

Popularmente, a hipertensão arterial passou a ser considerada uma doença de idosos, tendo em vista que anos atrás essa condição era pouco encontrada entre jovens e adultos.

No entanto, hábitos alimentares, estilos de vida e sobretudo o cuidado com o próprio corpo a partir de uma perspectiva moderna começaram a diminuir a idade em que a doença passou a ser diagnosticada.

A seguir, vamos trazer algumas das principais preocupações que jovens e adultos devem ter em relação à doença, justamente como forma de prevenção.

Hereditariedade

A hipertensão é uma das muitas doenças que podem ser enquadradas na hipertensão hereditariedade, ou seja, no repasse do diagnóstico de geração em geração. 

Esse é um fator que muitas das vezes passa despercebido no dia a dia de jovens, principalmente em relação ao cuidado.

Por isso, é importante que exista o conhecimento prévio em relação à hipertensão de avós e pais, justamente para ter a certeza de caminhos alimentares e estilo de vida que deve ser o melhor para a saúde. 

Ainda assim, é importante lembrar que a hereditariedade nem sempre determina algo, e que é possível ter um parente que tem hipertensão e não ter a doença, ou vice-versa.

Má alimentação

A má alimentação, assim como a obesidade, tem sido cada vez mais notada na sociedade nos últimos tempos, principalmente após a explosão dos fast foods e da facilidade trazida pelas comidas compradas a partir de aplicativos de delivery.

Nos dois exemplos citados acima, existe a alta probabilidade de consumo de alimentos com quantidade de sal acima da necessária, facilitando o aumento de peso e o surgimento de doenças, como a hipertensão, que apresenta aumento da pressão arterial.

Consumo de tóxicos

É comum que jovens no início da maioridade consumam álcool e outras substâncias tóxicas, que acabam tendo um papel significativo para o aumento da pressão arterial.

Ainda que existam campanhas de conscientização específicas para este tipo de público, os últimos anos mostraram que grande parte tem sido atraída para este tipo de consumo.

Os fatores de hereditariedade, citados no tópico acima, são alguns dos mais necessários na hora de evitar o consumo de tóxicos, tendo em vista que a presença de substâncias desse tipo no organismo podem facilitar e acelerar o surgimento da hipertensão.

Falsas informações

A hipertensão, como dito acima, ficou conhecida dentro do âmbito popular da sociedade como uma doença de pacientes mais velhos, com idades a partir dos 50 anos.

No entanto, cada vez mais jovens e adultos têm sido diagnosticados com hipertensão, tanto pelos motivos que veremos abaixo, quanto por esse subsequente consumo de falsas informações, em especial por meio de dados pouco embasados, por meio de buscadores.

Neste sentido, se faz mais do que necessário o acompanhamento de jovens por médicos especialistas, que possam verificar a presença de problemas na pressão arterial de modo singular e estrito, não baseado em uma idade, por exemplo.

Agende sua consulta na Granato

Quanto mais rápida a prevenção, melhor será o cuidado com a sua saúde! Agende on-line sua consulta com um cardiologista de forma prática e rápida.

Também é possível marcar consultas a partir dos nossos números de contato: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).