Qual o melhor momento para procurar um cardiologista?
Publicado em 29 de Março de 2022 por Granato Policlínica
O cardiologista é o especialista que diagnostica e trata doenças relacionadas ao coração e vasos que compõem essa determinada área, tendo grande importância na saúde em geral justamente pelo fato do órgão influenciar e ser influenciado por outras regiões.
E ainda que seja possível observar tamanha importância desse médico, muitas pessoas têm dúvidas de quando começar a ir em consultas e fazer exames específicos.
Isso acontece pelo fato do cardiologista ser automaticamente ligado aos pacientes com idades mais avançadas, onde a presença pelo menos uma vez por ano é necessária.
Ao contrário do que muitos pensam, a ida ao cardiologista é urgente em alguns casos, e até mesmo obrigatória a partir de idades que podem estar distantes dos 60 anos.
Abaixo separamos alguns dos principais pontos cruciais para você ou algum membro da sua família marcar uma consulta e ir até um cardiologista. Veja a seguir:
Você tem algum fator de risco
Pessoas com fatores de risco são aquelas que devem, assim que possível, marcar uma consulta com um cardiologista, tendo em vista que exibem uma predisposição a doenças e até mesmo a problemas na saúde, ainda que fora da especialidade.
Alguns destes fatores são:
- Hipertensão;
- Alto Colesterol;
- Diabetes;
- Alcoolismo;
- Tabagismo.
Em todos esses casos já existe uma possibilidade altamente existente de doenças serem mais graves, e do coração não estar funcionando em sua máxima função.
Se você se encontra dentro de algum ou mais grupos, certamente é hora de encontrar um cardiologista que possa lhe consultar e acompanhar seu quadro.
Sentiu dores e desconfortos
Um dos principais sinais de que algo está errado com a sua saúde e provavelmente com seu coração são dores sentidas próximas a esse órgão, que podem vir como pontadas e até mesmo em sensações mais fortes e seguidas por desconforto.
Quando isso acontece é ideal que você vá a um especialista, ainda que a dor só ocorra uma única vez. Isso porque a situação pode ser o indício do início de alguma complicação, e quanto mais cedo é o diagnóstico, melhor se torna o quadro e o tratamento.
Existe um histórico familiar
Pessoas que têm histórico familiar de AVC, morte súbita e infarto devem ficar atentas às consultas com um cardiologista, mesmo que ainda não apresentem nenhum sinal.
A questão genética muitas das vezes pesa em um diagnóstico precoce, e inclusive é uma das saídas para uma prevenção adequada de doenças, corrigindo inclusive o estilo de vida de uma pessoa desde a infância, por exemplo.
Tem apresentado sintomas
Além das dores e desconfortos na região do coração, existem outras maneiras de entender que o problema que você pode estar sentindo pode ser mais grave do que você imagina.
Por exemplo, falta de ar, confusão mental, dores de cabeça, desmaios constantes e pele pálida são alguns dos sintomas relacionados a problemas cardiovasculares.
O ideal é seguir para um especialista e até mesmo para um clínico geral no primeiro sinal de que algo está errado com o seu corpo.
Venha fazer sua consulta na Granato!
Você entendeu até aqui que existe uma grande importância em procurar um cardiologista, independente da idade e dentro de diferentes quadros.
Por isso, venha hoje mesmo programar uma consulta com um cardiologista na Policlínica Granato! Acesse nossa página de agendamento e escolha o melhor dia para o seu atendimento.
Você também pode falar conosco pelo número de whatsapp 21 99286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.
Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, de 7h às 19h, e aos Sábados de 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita (em frente ao metrô de São Conrado).