Gota: Sintomas, Causas e Tratamento
Publicado em 25 de Setembro de 2018 por Policlínica Granato
A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Também pode ser chamada de Doença dos Reis.
Sintomas de Gota:
- Dor intensa na articulação que dura alguns dias e piora o movimento.
- Articulação quente, dolorida e avermelhada.
A dor intensa na articulação, geralmente, dura cerca de 12 a 24 horas, no entanto, após a dor, o indivíduo pode sentir desconforto na articulação afetada, principalmente ao mover, que pode durar de dias a semanas.
Causas:
A gota é causada quando há excesso de ácido úrico no sangue que se acumula, formando cristais de uratose. Esses cristais são eliminados pela urina, porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco desse ácido, ele pode se acumular nas articulações, originando a gota.
O excesso pode ser causado por:
- Ingestão inadequada de medicamentos;
- Uso exagerado de diuréticos;
- Abuso do álcool;
- Consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, como as carnes vermelhas, miúdos, frutos do mar e leguminosas, como ervilhas, feijão ou lentilha;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial não controlada;
- Arteriosclerose (doença vascular crónica).
Além disso, indivíduos com histórico familiar de gota têm mais probabilidade de desenvolver esta doença.
Tratamento:
As crises da gota têm cura, e o que se pode fazer é:
- Melhorar a alimentação para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue;
- Uso de medicamentos.
Para evitar que aconteçam crises de gota e que surjam complicações irreversíveis, como deformações nas articulações, Esteja sempre com a sua saúde em dia.
Na Policlínica Granato você encontra Reumastologista no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu, prontos para atender você. Marque agora a sua consulta.