Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Publicado em 07 de Novembro de 2017 por Policlínica Granato
1-O câncer de próstata afeta apenas homens idosos.
MITO
Embora seja verdade que o câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, homens de todas as idades devem estar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.
2-Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco.
VERDADE
A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes.
3-O câncer de próstata sempre apresenta sintomas.
MITO
Em estágio inicial, os principais sintomas relacionados à próstata são devido a hiperplasia prostática, crescimento benigno da glândula, como jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.
4-O câncer de próstata interfere na vida sexual.
VERDADE
O câncer pode atrapalhar a qualidade da relação sexual conforme a extensão da doença.
5-Uma vida sedentária pode aumentar o risco de ter um câncer de próstata.
VERDADE
O exercício físico regular e uma boa alimentação trazem vários benefícios para a saúde: melhoram a qualidade de vida, diminuem o risco de várias doenças e a necessidade de tomar muitos remédios, e ainda podem prevenir o câncer de próstata.
6-O câncer de próstata é raro.
MITO
No Brasil, é o segundo câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo dados do INCA, 70 mil novos casos de câncer de próstata acontecem por ano no Brasil.