Você sabia que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo?

No Brasil, a doença representa 30% de todos os tumores malignos registrados por aqui, e a estimativa é de cerca de 185 mil novos casos anualmente.

Os números são altos e podem assustar, mas a boa notícia é que a taxa de cura também é alta se for diagnosticado em estado inicial – pode chegar a 90% de chance de cura. Além disso, existem também hábitos simples que ajudam na prevenção.

Por isso, junte-se a Granato e vem entender tudo o que você precisa saber sobre o câncer de pele e o Dezembro Laranja.

Dezembro Laranja – Mês de prevenção do câncer de pele

A campanha foi criada pela Sociedade Brasileiro de Dermatologia lá em 2014, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de pele.

A escolha foi o mês de dezembro porque ele marca o início do verão no Brasil, época que é bastante quente e de maior exposição solar.

Por isso, anualmente, diversas ações buscam chamar a atenção para esse problema, alertando sobre os riscos e dando dicas para que todos possam aproveitar essa época de férias e fim de ano sem causar problemas para a saúde.

Quais as causas do câncer de pele?

O sol é um grande aliado para a nossa saúde, sendo a nossa principal fonte de vitamina D. Entretanto, a exposição excessiva e desprotegida ao raios solares é a principal causa do câncer de pele.

Na verdade, isso também inclui câmaras de bronzeamento artificial, já que o perigo está no excesso de radiação ultravioleta (UV). Ou seja, equilíbrio e proteção são a melhor resposta para esses casos.

Além da exposição solar e artificial, outros fatores como histórico familiar, características da pele (pessoas de pele clara e de fácil queimação são mais vulneráveis) e contato com certos produtos químicos de forma constante também são causas da doença.

Quais os principais sintomas?

Geralmente, a doença começa a aparecer em partes do corpo que mais tem exposição ao sol, mas é importante prestar atenção à qualquer alteração a pele.

Por isso, fique atento aos principais sintomas:

  • Alteração na cor, formato ou tamanho de pintas e manchas já existentes
  • Aparecimento de novas pintas ou manchas que continuam crescendo
  • Feridas que não cicatrizam
  • Coceira e ardência em feridas
  • Lesões na pele que descamam ou que sangram facilmente
  • Lesões com aspecto de nódulos, verrugas ou inflamações vermelhas

Alguns desses sinais podem indicar problemas menos graves, mas não deixe de procurar o dermatologista caso note alguma alteração na pele.

🔸 Para entender melhor sobre como identificar sinais suspeitos nas pintas, clique aqui.

Se não tratado corretamente, o câncer de pele pode causar danos locais, chegando até a destruir ou deformar tecidos da pele. Além disso, ele também pode se espalhar para outras áreas, tornando-se mais agressivo e possivelmente letal.

Como se prevenir?

Como mencionado, existem práticas e cuidados simples que ajudam muito na hora da prevenção.

  • Evite exposição solar excessiva e siga o horário de recomendação (antes das 10h e após às 16h)
  • Use protetor solar constantemente e de acordo com a sua pele
  • Use protetor labial
  • Aposte em acessórios de proteção (como chapéus, bonés, barracas de sol e sombrinhas)
  • Vá regularmente ao dermatologista, principalmente se apresentar algum sintoma na pele

Aproveite o Dezembro Laranja para reforçar o cuidado com a sua saúde, mas lembre-se que essas ações são importantes durante o ano inteiro.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia! Então, faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 🧡