Existem diversas inflamações ou lesões que causam um grande incômodo para fazer coisas do dia a dia, como simplesmente andar. Um desses problemas pode ser a fascite plantar.

Apesar de ser muito comum – com mais de 2 milhões de casos no Brasil por ano –, não é sempre que ouvimos falar sobre essa condição.

Por isso, para te ajudar a identificar se esse é o problema que está te atrapalhando, a Granato separou tudo o que você precisa saber sobre a fascite plantar.

O que é?

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, que fica localizada na sola do pé, conectando o calcanhar e os dedos, além de dar suporte ao arco do pé.

Normalmente, ela causa dor intensa na região, principalmente ao dar os primeiros passos depois de algum período de descanso.

Apesar de não trazer riscos graves ao corpo (se for tratada corretamente, é claro), a recuperação total pode ser bastante lenta, causando dores ainda por um tempo.

Quais as causas da fascite plantar?

Ainda é difícil definir a causa específica da condição, podendo até ser a junção de alguns fatores. Entretanto, na maioria dos casos, observa-se que a dor é provocada pelo estiramento excessivo ou pela repetição de lesões na região.

Alguns fatores normalmente associados são a sobrecarga de atividades, seja por ficar em pé por muito tempo ou caminhar em superfícies muito duras, ou o uso de calçados inadequados, que não dão o suporte e amortecimento suficientes.

Além disso, o excesso de peso corporal (com uma pressão adicional na fáscia plantar) e a idade também são fatores de risco para a condição.

Quais são os principais sintomas?

Além da dor intensa, outros sintomas bastante comuns incluem:

  • Rigidez na região da sola do pé
  • Dor que piora depois de andar ou caminhar
  • Dificuldade para fazer movimentos com o pé
  • Inchaço
  • Vermelhidão

Perigos de não tratar a fascite plantar!

Como qualquer outro problema de saúde, ignorar a fascite plantar pode trazer problemas consideravelmente mais sérios para a musculatura.

A dor intensa, por exemplo, pode ser tornar crônica, sendo ainda mais constante de debilitante. Outra consequência séria é que, para fugir da dor, você pode acabar mudando o seu jeito de andar, sobrecarregando o outro lado ou até outras regiões do corpo.

Além disso, essa sobrecarga pode chegar a causar lesões secundárias, como tendinite, e comprometer outras partes, como joelhos, quadris e costas.

Por isso, se você sentir dor ou identificar algum dos outros sintomas, não hesite em procurar o ortopedista.


Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚