Apesar de ser um dos órgãos que mais aparenta funcionar de maneira simples, tal como uma grande bolsa que coloca ar para dentro e para fora, o pulmão possui complexidades que precisam estar em sincronia para que seu funcionamento ocorra perfeitamente.

Desta forma, quando notamos que algo parece estar errado, uma dor no peito ou quem sabe uma falta de ar, podemos entender que todo esse sistema pode estar em risco.

Além disto, em uma época após a chegada da epidemia do coronavírus entender como está seu pulmão é mais do que obrigatório para ter uma saúde de qualidade.

Abaixo você vai entender 5 dos muitos sinais que podem estar apontando para algum problema no seu pulmão. Vem com a gente! 

  1. Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência.

No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Apesar deste ser um típico problema de saúde respiratória, a falta de ar pode indicar outras complicações, envolvendo mais órgãos, como o coração e estômago, e até mesmo um sinal de que a saúde mental deve ser observada.

  1. Tosse excessiva

Em condições como gripes e resfriados, é perfeitamente normal que uma pessoa passe a ter uma maior quantidade de muco, o que ocasiona as famosas tosses.

Porém, quando estas acontecem há um tempo é um momento em que o cuidado médico deve começar a ser uma prioridade.

Pode ser, inclusive, o sinal de uma doença crônica, o que deve ser analisado por médicos especialistas no assunto.

  1. Dores no peito

A dor no peito é um dos sintomas mais preocupantes em relação à saúde pulmonar. 

Assim como outros diagnósticos, essa dor pode ter um outro tipo de origem, mas que só poderá ser direcionada a partir de exames específicos, como espirometria, ou a partir da avaliação física feita por um especialista.

  1. Respiração com dificuldade

Respirar com dificuldade também é uma das principais sensações que caracterizam uma atenção redobrada com o pulmão.

Como dito, é importante que o processo de inspiração e expiração seja feito de forma simples. Sem chiados e sem dificuldades, e quando algo acontece nesse caminho, é importante que haja um rigor na apuração.

  1. Falta de ar

É normal que nossa respiração fique acelerada e que até tenham certa dificuldade de respirar quando praticamos atividade física ou até mesmo quando ficamos ansiosos e pensativos em algo importante que está acontecendo.

Mas ficar sem ar quando estamos em repouso ou fazemos atividades leves não é normal e pode indicar um problema no pulmão.

Para o caso de pessoas que tiveram covid-19, por exemplo, uma avaliação médica junto ao exame de espirometria são possíveis soluções para um diagnóstico preciso.

Não fique na dúvida. Faça já um exame!

Não deixe para outro momento, cuide já da sua saúde e melhore a sua respiração! Na Granato, você é consultado por um médico pneumologista pronto para te atender, em um único lugar para consultas e exames.

Agende conosco por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é das segundas às sextas-feiras, 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).