A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns no nosso dia a dia, mas você sabia que ela também pode indicar problemas mais sérios?

Muitas vezes, ignoramos quando sentimos um incômodo ou desconforto na região, até porque esse sintoma pode ser o problema por si só. Quando essa é a situação, o caso se trata de um cefaleia primária, causada principalmente por tensão ou enxaqueca.

Entretanto, quando ela é acompanhada de outros sintomas, pode sim significar condições mais graves.

Por isso, a Granato separou 5 sinais que demonstram que você precisa procurar o médico quando sentir o sintoma.

1. Quando a dor é súbita e muito forte

Dores repentinas e que ficam cada vez mais fortes em questão de segundos sempre são uma grande preocupação para a saúde. E quando elas são na cabeça, a atenção deve ser redobrada.

Esses casos podem indicar problemas seríssimos e emergenciais, como a ruptura de vasos sanguíneos, AVC, aneurismas, entre outras condições que comprometem o sistema cardiovascular.

É importante destacar que essas condições, principalmente se não tratadas adequadamente, têm alto risco de sequelas permanentes ou até de morte. Então, não brinque com a sua saúde e vá regularmente ao cardiologista!

2. Quando a dor piora ao espirrar ou tossir

Incômodos que pioram de acordo com a movimentação do corpo, principalmente com movimentos bruscos, podem indicar alteração no fluxo do líquor (líquido que envolve o cérebro).

Por sua vez, essa alteração pode indicar doenças neurológicas, doenças inflamatórias no sistema nervoso e outros problemas neurovasculares.

3. Quando a dor te atrapalha ou até impede de dormir

Por causa da agitação da rotina, muitas pessoas têm dificuldade de desacelerar o cérebro mesmo na hora de dormir, o que traz um impacto negativo para a sua noite de sono.

Esses casos podem não indicar problemas muito mais graves, mas acabam causando um ciclo vicioso entre ter dores por estar cansado e não conseguir descansar por estar com dores.

Então, se você tem insônias ou dificuldades para dormir, procure o neurologista! Em muitos casos, administrar o estresse e ter hábitos mais saudáveis são o suficiente para aliviar a dor e ajudar no sono.

4. Quando a dor é acompanhada de fraqueza ou confusão mental

Outros sintomas que indicam problemas neurovasculares são fraqueza ou cansaço constantes, enjoos, tonturas, desmaios e principalmente confusão mental.

Quando a dor de cabeça, seja uma dor latejante ou uma pressão incômoda, está acompanhada de qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar a emergência para já começar um procedimento com urgência.

Além disso, também é necessário procurar o neurologista para investigar melhor as causas do problema e seguir com um acompanhamento mais específico.

5. Quando a dor é constante e dura por dias

Ter uma dorzinha de cabeça ao longo do dia, principalmente se você está estressado, não dormiu direito ou atrasou a hora de almoço, até pode ser considerado normal (apesar de não ser indicado ignorá-la). Mas se a dor dura o dia inteiro e ainda por vários dias, a ida ao médico já é altamente recomendada!

Esses casos, geralmente, também não indicam doenças graves: pode ser só uma questão de uma rotina disfuncional ou problemas oftalmológicos.

O importante é buscar ajuda médica e descobrir a real origem do problema. Mesmo em casos leves, viver com dor de cabeça prejudica muito a qualidade de vida, atrapalha a produtividade e afeta diretamente o nosso humor.


Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚