A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios importantes, essenciais para o bom funcionamento do organismo, sobretudo das ações humanas. Alguns dos principais são a tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o metabolismo corporal. 

Ainda que exista uma grande importância e necessidade desses hormônios, muitos fatores podem fazer com que a tireoide não os produza em tempo recorde ou até mesmo na quantidade necessária, bem como o contrário, quando produz além da demanda.

Algumas das principais doenças relacionadas à tireoide são:

  • Hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo;
  • Nódulos na tireoide;
  • Câncer de tireoide.

Dentre alguns dos sintomas estão aqueles que impactam fortemente grande parte das ações humanas diárias. São elas: dores de cabeça, tontura, cansaço excessivo, dores nas costas e em outros membros, e dificuldade em perder peso.

Em meio a isso, grande parte das pessoas acaba não notando que está com a doença ou até mesmo acreditando em mitos que prejudicam o diagnóstico ou assustam demasiadamente que pode ou não estar com algum problema na glândula.

Por isso, separamos abaixo algumas das principais informações que você precisa saber sobre a tireoide, deixando para trás qualquer dúvida. Veja mais a seguir:

1. Mulheres são as mais afetadas

Inúmeros estudos ao longo das últimas décadas apontam a maior incidência de problemas na tireoide em mulheres, ainda que a doença também atinja os homens.

Para a mulher entender que está com algum tipo de sintoma de doenças na tireoide pode ser ainda mais difícil, visto que a retenção de líquido, particularidade ímpar do hipotireoidismo, também é vista com frequência em corpos femininos.

De fato, esse é um dos muitos diagnósticos que mostram um peso a mais para as mulheres, algo que automaticamente determina uma atenção redobrada aos exames de check-up, sejam aqueles gerais ou os mais específicos, para a região da tireoide.

2. Alimentação é um dos principais remédios

Tudo o que comemos certamente faz parte do processo de bom funcionamento do organismo, impactando diretamente em disparidades que o corpo já apresenta.

Em relação ao tireoidismo, não poderia ser diferente. As doenças desse tipo geralmente acabam sendo ainda mais potencializadas a partir da ingestão de industrializados, açúcar e gorduras, tendo em vista que o corpo precisa trabalhar mais para consumi-los.

O ideal é que pessoas que têm algum tipo de problema com a tireoide, ou até mesmo em outro tipo de doença, comece a ter um cardápio alimentar focado, a partir do acompanhamento de um nutricionista rio de janeiro.

3. Uma futura gravidez pode ser prejudicada

A tireoide, como visto no início do artigo, é uma glândula necessária pelo corpo humano para a produção de hormônios que regulam alguns dos funcionamentos mais necessários, como as funções cardíacas, cerebrais e até o próprio metabolismo.

Durante a gravidez, por exemplo, a tireoide é ainda mais utilizada, justamente para ajudar na formação do feto. Neste sentido, é necessário que a mulher tenha o controle da glândula, a partir de consultas e tratamentos prévios à gestação.

Se esse cuidado não for tomado a tempo, é importante que a mãe tenha um tratamento específico, tomando hormônios e medicamentos que serão considerados essenciais para cada caso específico, auxiliando a lidar com menores riscos na gravidez.

4. É possível viver sem a tireoide

Muitas pessoas não sabem, mas é possível viver sem a glândula tireoide. Afinal, em algumas situações, é necessária a retirada do órgão, que possivelmente já não consiga exercer suas funções dentro do corpo humano.

Para isso, fica clara a substituição da produção de hormônios internamente por medicamentos e tratamentos específicos, feitos a partir de um acompanhamento médico.

É importante lembrar que mesmo dentro de uma condição de tratamento, o paciente que fica sem a tireoide deve seguir uma nova rotina, que inclui alimentação saudável e nutritiva, exercícios e disposição zero à ingestão de álcool e outras substâncias tóxicas.

5. Quando mais rápido o diagnóstico, menores são os danos

Essa dica vale tanto para o caso de problemas na tireoide, quanto para outros tipos de diagnósticos. Quanto mais cedo é o tratamento, melhores são as chances de contenção de danos, sobretudo em pessoas de idade mais avançada, ou com doenças preexistentes.

Só na Granato você consegue agendar on-line sua consulta com um médico endocrinologista de forma prática e rápida, a partir da nossa página de agendamentos.

Também é possível marcar consultas a partir dos nossos números de contato: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).