Notícias

Você sabe a diferença entre colesterol “bom” e “ruim”?

Você sabe a diferença entre colesterol “bom” e “ruim”?

No dia 08 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Controle do Colesterol.

O colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento normal do nosso organismo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o HDL – chamado de “Colesterol Bom” – e o LDL – o “Colesterol Ruim”. Mas qual é a diferença entre os dois?

O colesterol ruim é conhecido por LDL, que significa Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade, e o colesterol bom é conhecido por HDL, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade.

O HDL tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.

Já o LDL é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

 

Quem tem predisposição ao colesterol alto deve manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial. A prática regular de exercícios também é essencial, pois aumenta o HDL e diminui o LDL. Algumas sugestões de hábitos saudáveis:

  • Coma mais frutas e vegetais;
  • Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas;
  • Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol;
  • Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;
  • Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;
  • Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
  • Pratique atividade física regularmente, pelo menos 3 vezes na semana;
  • Evite frituras.

 

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol:

Abacate, azeite de oliva, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de amendoim, amendoim, amêndoas, castanha, linhaça, semente de girassol, gergelim, salmão, atum, sardinha, alho, cebola, soja, etc.