Você sabia que o Urologista também cuida da saúde da mulher?

Urologistas também cuidam da saúde da mulher? Sim! Muitas pessoas acreditam que os urologistas cuidam apenas do aparelho genital masculino, mas ele também é especializado em doenças do aparelho urinário (rins e bexiga) de mulheres, homens, idosos e crianças. Ou seja, o médico urologista também é responsável pelo cuidado e bom funcionamento da saúde da mulher!

Apesar de ser uma especialidade pouco procurada pelas mulheres, a urologia é a área médica responsável pelo tratamento de cálculos renais, incontinência urinária e cistites.

As mulheres estão muito suscetíveis a problemas urinários podendo sofrer alterações no sistema urinário durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa. As infecções (cistites) e incontinência urinária são problemas que afetam ambos os sexos, e acomete um número elevado de mulheres. Os principais problemas causados pelo sistema urinário são:

– Bexiga Hiperativa: Transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar.

– Incontinência Urinária: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina.

– Cistite Intersticial: também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos.

– Infecção Urinária: é a presença de microorganismos no aparelho urinário. Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.

– Pedra nos rins: As pedras nos rins são pedaços rígidos de minerais e sais que se concentram na urina, causando dor ao passar pelo trato urinário.

É importante estar atento aos sinais que o corpo apresenta. Além disso, possuir uma alimentação saudável, evitar o excesso de sal, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente são algumas das práticas essenciais para manter o bom funcionamento do sistema urinário.

Entre em contato para marcar com um de nossos urologistas caso você tenha um ou mais desses sintomas:
  • Dor ao urinar
  • Ardência ao urinar
  • Perda involuntária de urina
  • Vontade incontrolável de urinar
  • Dificuldade em urinar

Esses pequenos incômodos podem se tornar algo mais grave no futuro se não forem tratados. Não deixe para depois o que você pode curar facilmente agora. A Policlínica Granato é uma clínica popular que conta com excelentes médicos urologistas. Para marcar uma consulta na Granato é muito simples. Veja aqui como marcar!