Notícias

Saúde Materna: você sabia que a saúde da mãe pode afetar a do filho?

Saúde Materna: você sabia que a saúde da mãe pode afetar a do filho?

sauda das mães
O dia das mães está chegando e queremos lembrar o quão importante é o cuidado com a saúde materna.

A rotina atual de grande parte das mães envolve diversas atividades. Vida profissional, afazeres domésticos, cuidado e educação dos filhos, vida pessoal e social. A mulher moderna desempenha muitas tarefas e é possível que muitas vezes se deixe de lado a saúde.
Estudos apontam que a saúde materna é essencial para garantir a saúde das crianças e, por extensão, de toda a família. Uma criança saudável precisa de uma mãe saudável. Segundo a UNICEF, pelo menos 20% da carga de doenças em crianças com menos de cinco anos está relacionada a problemas na saúde materna e desnutrição.

Optar pela maternidade não exclui a individualidade feminina. Os projetos, desejos, mente e corpo da mulher precisam de atenção. Tirar um tempo para cuidar dela mesma é imprescindível para tornar seus dias menos exaustivos colocando em prática  atividades e, principalmente, saúde em dia.

Separamos algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida destas mães:

  • Manter uma alimentação saudável, reduzindo a ingestão de sal;
  • Consumir bastante água. A água gelada pode ajudar a aliviar a ansiedade;
  • Buscar momentos diários de descontração com seus filhos;
  • Cuidar da saúde mental. Se for necessária a ajuda de um profissional, não hesitar em procurar.
  • Praticar exercícios físicos com frequência;
  • Dedicar algum tempo a atividades ao ar livre;
  • Tentar tirar 20 minutos diários para meditar, uma boa ideia é buscar técnicas ou apenas desligar-se concentrando na sua respiração.
  • Praticar a seguinte técnica da respiração profunda quando estiver enfrentando um dia difícil: Inspirar lentamente e contar até quatro, segurando o ar. Expirar lentamente também contando até quatro. Repitir o processo.

Separamos alguns exames mais comuns que devem estar em dia. Além desses, é importante verificar com um médico a necessidade de outros exames regularmente. Confira:

Lembrando que em homenagem ao dia das mães, durante o todo o mês de maio, a Granato oferece um desconto de R$50,00 nas consultas das unidades TopShopping e Plaza Shopping.

Aproveite que o dia das mães está aí para lembrar o quão essencial é cuidar da saúde e agende agora sua consulta.