Notícias

Queda de cabelo? Procure um dermatologista

Queda de cabelo? Procure um dermatologista

queda de cabelo

Queda de cabelo?

Calma. Nós podemos te ajudar, mas antes de te dar uma solução, é importante que você entenda o que a queda de cabelo pode significar.

O cabelo exerce função social e de autoafirmação; determina estilos e moda, chegando a ser ícone de algumas gerações. Mas além da função estética, os cabelos são responsáveis pela proteção da pele contra a radiação solar, além de ajudar a diminuir o atrito com a pele, a proteger orifícios e, em algumas áreas do corpo, têm função tátil, de percepção de sensibilidade.

A calvície, que já incomoda bastante os homens, quando acomete as mulheres pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. Os cabelos tem grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina. A perda deles traz enorme significado em relação à auto-estima sendo motivo frequente de busca de tratamento.

Alguns fatores podem explicar o porquê do seu cabelo cair tanto:

Causas para queda de cabelo:

  • Pós parto;
  • Fatores hormonais;
  • Uso de contraceptivos orais;
  • Regime de emagrecimento;
  • Deficiências de proteínas, de ferro e zinco;
  • Stress prolongado;
  • Doenças sistêmicas;
  • Infecções.

A beleza e os cuidados com os cabelos, assim como o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças capilares, também fazem parte da área de conhecimento da Dermatologia.

Para ter um cabelo bonito, muita gente apela para tudo: cortar na lua cheia ou crescente, fazer simpatia, usar um tônico capilar. O que poucos sabem é que a queda de cabelo pode esconder patologias severas. O ideal é consultar um médico dermatologista assim que os primeiros sintomas aparecerem.

A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento. Para saber a mais adequada, é necessário consultar um dermatologista, que fará uma investigação das características e das prováveis causas do problema. Não se automedique para tratar a perda de cabelo, pois pode colocar sua saúde e sua beleza em risco. Após avaliação médica, o especialista determina qual é a melhor terapia e pode também recomendar tratamentos combinados.

Conheça alguns tratamentos para queda de cabelo:

1. Aposte em vitaminas do complexo B

Essas vitaminas não têm produção suficiente no corpo, por isso existe a necessidade de serem adquiridas pleos alimentos ou complexos alimentares, opção, aliás, de muitos veganos pelo fato de os alimentos ricos nessas vitaminas serem de origem animal. Portanto, são recomendados alimentos como carnes, ovos, leite, leguminosas, entre outros.

2. Invista em alimentos ricos em queratina

Uma das proteínas fundamentais para o crescimento dos fios capilares e para unhas mais fortes é a queratina, pois consumir alimentos que a contenham pode impulsionar a sua produção natural no corpo.

A queratina tem propriedade reconstrutiva e, por isso, torna-se tão essencial para cabelos e unhas. A perda dessa proteína pode ser ocasionada por agressões como poluição, coloração, raios solares etc.

3. Coma frutas e legumes

Manter uma rotina saudável por intermédio do consumo de frutas e legumes trará imensos benefícios de maneira geral. Esses tipos de alimentos promovem boa circulação sanguínea, o que é imprescindível para o estímulo capilar e a rigidez das unhas.

 

4. Valorize uma dieta à base de cálcio

O cálcio atua de forma essencial no nosso organismo, pois ele contribui para que haja o metabolismo do ferro, a produção de vitaminas nos fios capilares e auxilia no fortalecimento das unhas.

 

 

 


Não perca tempo e agende uma consulta com um de nossos dermatologistas. Veja aqui como fazer para agendar sua consulta na Policlínica Granato.