Notícias

O novembro é azul: abrace a causa contra o câncer de próstata

O novembro é azul: abrace a causa contra o câncer de próstata
  Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens ficarem alertas! A campanha do Novembro Azul acontece anualmente e tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstata e incentivar os homens a cuidar da saúde e fazer exames de rotina com um urologista.

SOBRE A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

Na fase inicial, os pacientes não apresentam sintomas, posteriormente podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. Estatísticas indicam que esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.  Apesar de ser uma doença grave, a maioria é passível de cura desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Não perca tempo e agende sua consulta com um dos nossos urologistas.