Notícias

Mancha escura na unha pode ser câncer de pele

Mancha escura na unha pode ser câncer de pele

Manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde.

A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.

Mancha escura na unha pode ser câncer de pele? Sim, pode parecer estranho mas é verdade.  A mancha escura na unha que está associada ao câncer forma uma linha escura que vai da base até a ponta da unha. Ela parece com um fungo ou que você prendeu a unha em uma porta e ficou marcado. Por causa dessa semelhança, muitas pessoas ignoram o problema, mas ele é muito sério.

A listra escura que aparece na unha – é causada por um agente benigno que pode ser facilmente tratado.  No entanto, também existe a possibilidade de ser causada por um agente maligno e ser resultado de uma lesão cancerígena. Normalmente essa linha na unha aparece nas cores preta, acinzentada ou marrom e o aparecimento é súbito, de uma hora para outra a mancha aparece e vai se alargando.  Normalmente ela aparece em uma unha só , se aparecer em várias, não é sinal de câncer.  De toda forma, assim que aparecer, o melhor é procurar ajuda médica para ter o tratamento mais adequado, um câncer diagnosticado no momento certo pode salvar a sua vida.

Portanto, se você notou alguma mancha escura na unha ou qualquer outra anomalia na pele, procure logo um dermatologista da Policlínica Granato para avaliar o seu caso.