Notícias

Janeiro Branco: medidas para uma boa saúde mental e emocional

Janeiro Branco: medidas para uma boa saúde mental e emocional

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da saúde mental e emocional em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Puxada e incentivada por psicólogos, profissionais da saúde e todos os grupos que acreditam na experiência de uma saúde mental e emocional de qualidade, desde então vem se espalhando e levando a toda população mensagens sobre o assunto. O mês foi escolhido por ser um período de renovação. Já o branco foi adotado por ser a união de todas as cores, remetendo à ideia de que o indivíduo, para ter saúde mental, precisa estar em harmonia com todas as áreas de sua vida.

Para ter uma vida melhor é preciso estar com a saúde em dia. E ao falar de saúde não se deve pensar apenas numa abrangência física. O organismo humano é um todo composto por aspectos fisiológicos, mentais, emocionais e espirituais. Portanto, para estar com uma boa saúde é preciso considerar esses quatro aspectos.

Saúde emocional não é a mesma coisa que saúde mental, mas ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente não pode estar emocionalmente saudável. Na verdade, muitas vezes são os problemas de ordem emocional que causam as complicações mentais. Por isso é muito importante cuidar tanto de uma como de outra.

Adote essas medidas para buscar uma boa saúde mental e emocional: 

  1. Melhore o pensamento: se alimentarmos hábitos negativos, ou melhor, pensamentos negativos, eles irão com o tempo se tornar uma realidade;
  2. Seja otimista: adote pensamentos de esperança e otimismo, mesmo quando a situação não for favorável;
  3. Evite o isolamento: mesmo que você goste dos seus momentos de solidão, nunca deixe ultrapassar a normalidade. Procure seus amigos e familiares;
  4. Tenha sonhos e objetivos: os sonhos alimentam nossa alma, nos faz ter vontade de viver e predisposição para a felicidade. Pense no que quer realizar e corra atrás.

Na Policlínica Granato contamos com os melhores psicólogos e psiquiatras para atender você e sua família. Entre em contato e marque uma consulta.