Notícias

A importância do Exame de Sangue

A importância do Exame de Sangue


O exame de sangue funciona como uma triagem, fornecendo informações importantes sobre a saúde do paciente. Assim, é possível um ponto de partida para uma investigação médica de diagnóstico.

O papel do sangue é a proteção e manutenção do equilíbrio do nosso corpo, e ele é composto basicamente por:

  • Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, as hemácias têm a função de transportar oxigênio para todo o organismo.
  • Leucócitos: Conhecidos como glóbulos brancos, eles fazem parte do sistema imunológico e agem contra as infecções do corpo.
  • Plaquetas: Responsáveis pelos processos de coagulação do sangue.

O objetivo de um hemograma (exame de sangue) é avaliar e contar esses componentes e também verificar a condição dos seus tecidos formadores, como a medula óssea.
O resultado fornece o número total de cada tipo dos componentes e por meio da comparação a um valor ideal verifica-se se eles estão dentro do esperado.
Os números podem indicar também doenças em outros órgãos.

Problemas graves como: Hepatite C, HIV, Colesterol alto, Distúrbios da tireoide, Alterações na próstata, Doenças renais, Doenças do sangue, Diabetes e outras, podem ser rastreados.

Não espere uma dor ou desconforto aparecer. Procure regularmente um médico e esteja com seus exames sempre em dia.

Por ser a maior rede de clínica popular do Rio de Janeiro, a Policlínica Granato conta com especialistas e exames laboratoriais a preços acessíveis.

Na Granato, fazer um agendamento é muito simples. Veja como, aqui!