Dificuldade para ouvir, sensibilidade a barulhos, ter aquela sensação de “zumbido” no ouvido. Se você já passou por alguma dessas situações, pode ser que esteja na hora de realizar um exame de audiometria.

Mesmo sem a ocorrência de um trauma externo, é comum a nossa audição ficar cada vez mais comprometida ao longo dos anos. Entretanto, para evitar a perda total, é necessário alguns cuidados preventivos, como ir regularmente no otorrinolaringologista e realizar exames auditivos.

Por isso, a Granato separou tudo o que você precisa saber sobre a audiometria e por que é tão importante realizá-la.

O que é a audiometria?

É um exame que tem o objetivo de avaliar a audição do paciente, identificando a sua capacidade de ouvir e interpretar sons. O procedimento permite identificar possíveis alterações auditivas e auxilia na indicação de medidas preventivas ou tratamentos necessários.

Os tipos mais comuns do exame são a audiometria tonal (avalia o grau de audição em relação a sons emitidos em diversas frequências) e a audiometria vocal (avalia a capacidade para entender a voz humana, com percepção e compreensão da fala).

Apesar do otorrino ser o médico procurado nesses casos, é o fonoaudiólogo que realiza o procedimento, diagnosticando o problema, medindo a sua intensidade e verificando o tipo de perda.

Quando fazer?

De uma maneira geral, solicita-se o exame em qualquer situação que o paciente indique uma dificuldade de ouvir ou um incômodo no ouvido.

Além dos casos de perda natural, pessoas que sofreram traumas externos (como tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos) ou que possuem histórico familiar de perda auditiva também devem realizar o exame.

Como o exame é feito?

A audiometria é um exame muito simples e indolor, durando em torno de apenas 40 minutos.

Nos dois tipos de teste, o paciente fica em uma cabine acústica, livre de ruídos do ambiente, com um fone de ouvido e precisa seguir as instruções do fonoaudiólogo, como indicar os sons que está ouvindo ou repetir as palavras ditas pelo especialista.

A título de curiosidade, o resultado é medido em decibéis, podendo variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis. Considera-se uma audição normal até a marca de 25 decibéis.

Já quando o exame é feito em crianças, é necessário estabelecer certas técnicas e condições práticas especiais, além de uma tabela própria de valores.

Como me preparar?

Assim como o exame, as recomendações de preparo também são bem simples:

  • Tenha uma boa noite de sono no dia anterior
  • Evite a exposição a ruídos altos
  • Evite usar fones e tampões de ouvido nas 24 horas que antecedem o exame

Além disso, é importante informar sobre o uso de qualquer tipo de medicamento (seja contínuo ou pontual), já que isso pode interferir no resultado.


Na Granato, você encontra exames para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Então, faça já o seu agendamento:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚