Notícias

Dicas para evitar a famosa ressaca?

Dicas para evitar a famosa ressaca?

evite a ressaca

 É possível curtir o carnaval com saúde!

O carnaval é aquele período curto, de  cerca de cinco dias,  mas intenso. Quem se joga nos blocos costuma cair dentro dos sacolés alcoólicos, das latas de cerveja e dos drinques mais variados.

Porém, é importante lembrar que a ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. “O consumo crônico pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças” .

Aqueles que são adeptos da folia dizem que o ano só começa após a Quarta-feira de Cinzas. Para te ajudar nesta época do ano, a nutricionista Glaucia Justo, que atende na Policlínica Granato desde 2013, explica que os sucos detox são compostos por vários tipos de preparações e objetiva eliminar toxinas e reduzir a produção de radicais livres, que são prejudiciais às células do organismo. Em geral, os alimentos usados para essas bebidas possuem baixo valor calórico, o que pode auxiliar após os excesso das  ceias. Aliar a ingestão de sucos desintoxicantes é uma boa ação para eliminar os excessos e a médica ressalta que as combinações não tem o poder de eliminar todos os excessos de gordura e toxinas, mas que o segredo é evitar o máximo possível os exageros. A nutricionista indica algumas combinações de sucos que são ricas em fibra,  como: uma folha verde escura (ex. couve, salsa, alface, rúcula) +uma fruta (ex. abacaxi, limão, maçã, ameixa, laranja, melão, melancia) + um alimento termogênico (ex. canela, hortelã, pimenta vermelha, gengibre) + 1 colher de farinha rica em fibra (ex. chia, farinha de banana verde ou farinha de casca de maracujá). Além dos sucos, os alimentos como salada de couve crua, alface e rúcula, temperada com limão, chia e pimenta, também tem alto poder detox. Um suco detox ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, ativa o sistema imunológico e aumenta a hidratação do corpo.

Separamos algumas receitas de sucos deliciosas e refrescantes para você alternar entre um drink e outro para não acordar esses dias com dor de cabeça e enjoado:

1) Suco verde:

Ingredientes

1 maçã
½ pepino
1 pedaço pequeno de gengibre
2 folhas de couve
½ cenoura
3 folhas de hortelã
½ copo de água gelada

Preparo

Colocar tudo para bater em uma centrífuga ou no liquidificador. Coar, se necessário, com uma peneira de malha fina.

2) Suco diurético com frutas silvestres:

Ingredientes:

1 fatia grossa de melão

½ xícara de chá de berries

3 folhinhas de hortelã

2 pedras de gelo

50 mililitros de água.

Preparo:

Bater no liquidificador ou na centrífuga e adicionar por último 1 colher de sobremesa de chia.

3) Suco detox de melancia com gengibre

Ingredientes:

3 fatias de melancia (sem caroço)

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de chá de gengibre ralado

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com bastante gelo!

4) Suco detox energético

Ingredientes:

4 cenouras

1 maçã

Suco de 1 limão

2 laranjas

1 pedaço de gengibre

Preparo:

Em uma centrífuga ou no liquidificador, bata meio copo de água de coco com os ingredientes. Beba sem adoçar.

Marque uma consulta com um de nossos nutricionistas!