Notícias

Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Dia Internacional da Luta contra a AIDS (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é comemorado anualmente em 1º de dezembro.

Essa data foi estabelecida pela Assembléia Mundial da Saúde em 1987 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das ideias que a data busca promover é o sentimento de solidariedade entre os infectados pelo vírus, além do combate ao preconceito. De fato, por falta de informação, muitas pessoas acabam sendo discriminadas. Daí a importância de se compartilhar informações corretas, que busquem derrubar mitos sobre a doença.

Por que o laço vermelho como símbolo?

 O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

Como se prevenir?

A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais. Estas podem ser compradas em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e nas campanhas de prevenção da AIDS realizadas pelo governo.

No entanto, existem outras formas importantes de prevenção contra a AIDS, como:

  • Utilizar seringas e agulhas descartáveis;
  • Usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
  • Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
  • Não amamentar o bebê em caso de AIDS.

A Granato apoia a luta contra AIDS! Previna-se e esteja em dia com sua saúde.