Notícias

Como substituir o açúcar sem deixar de adoçar a vida?

Como substituir o açúcar sem deixar de adoçar a vida?


Uma das orientações principais para quem deseja seguir uma alimentação saudável é reduzir significativamente o consumo de açúcar no dia a dia.

O consumo excessivo  faz mal não somente pelo fato de levar ao ganho de peso, mas, sim, por estar associado ao desenvolvimento de uma série de doenças.

O açúcar refinado é o tipo de açúcar que passa por um processo de refinamento, no qual perde mais de 90% dos seus nutrientes (vitaminas e sais minerais). Para ficar branquinho ele recebe muitos aditivos químicos, como enxofre, por exemplo. É considerado o pior açúcar para nossa saúde. Quanto mais branco, mais química ele tem.

Porém, é possível falar de um consumo “tolerável” no dia a dia, pois o grande problema está no exagero. Porém, existem outras maneiras de adoçar seu suco ou café sem precisar usar o refinado.

Veja aqui quais as melhores substituições:

  • Açúcar mascavo: Esta é a forma mais bruta de extração da cana, não passa por refinamento, por isso conserva vários nutrientes, como cálcio e ferro. Este é um dos mais saudáveis.
  • Açúcar demerara: Este tipo de açúcar passa por um leve refinamento, por isso consegue manter os nutrientes.
  • Açúcar de coco: ele é obtido através da seiva do coqueiro, após um processo de aquecimento para retirada da água, até que ela fique totalmente desidratada. Chegando ao fim desse processo, sobram muitos cristais – produto final do açúcar de coco. É totalmente natural, já que não passa por nenhum processo de refinamento, e não possui conservantes. É ainda bem nutritivo, com diversas vitaminas, como, por exemplo, as do complexo B (B1, B2, B3 e B6), além de ter vários minerais, como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio. Possui também baixo índice glicêmico.

 

Na Policlínica Granato você encontra médicos especialistas no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu.

Marque agora sua consulta.