Notícias

Carnaval e saúde: curta os dias de folia com responsabilidade

Carnaval e saúde: curta os dias de folia com responsabilidade

O carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensa em folia e muita diversão e acabam esquecendo de alguns cuidados essenciais com a saúde.

1- Hidratação

Vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano e pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação.  A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida.

2- Alimentação

Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.

3- Vacinação

O primeiro passo segundo os médicos é estar com a sua vacinação em dia. Quem pretende passar o Carnaval em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio e Bahia precisa tomar dois cuidados agora: olhar se o destino é área de risco de transmissão de febre amarela e, em caso afirmativo, tomar a vacina.

4- Precaução

Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. A contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. O beijo também pode transmitir doenças. A mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo”, é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado. A herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Por isso, é importante usar camisinha e não “sair distribuindo beijos” de forma irresponsável.

5- Descanso

O corpo precisa de 6 a 8 horas de descanso para funcionar de maneira correta. Dormir bem é essencial para que você acorde renovado para curtir outro dia de folia.