Notícias

27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer

27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. No entanto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, através da adoção de estratégias de prevenção e hábitos de vida mais saudáveis. Os chamados “fatores de risco de câncer” podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida, como fazer exames preventivos, praticar exercícios, se alimentar adequadamente, não fumar e evitar ou limitar o uso de bebidas alcóolicas.

E como ainda estamos em novembro, vale relembrar que neste mês estamos todos na luta contra o câncer de próstata. Não perca tempo e agende sua consulta com um dos nossos urologistas, pois quanto antes o câncer de próstata for diagnosticado, maiores são as suas possibilidades de cura.


Os laços coloridos representam a luta contra diferentes tipos de doenças, entre elas o câncer. A primeira associação do uso de laços na área da saúde foi registrada em 1990, quando ativistas contra a Aids criaram fitinhas vermelhas representando suas lutas. No mesmo ano, a Fundação Câncer de Mama Susan G. Komen, dos Estados Unidos, distribuiu laços cor-de-rosa para participantes da Corrida pela Cura, que acontecia em Nova York.

Conheça alguns tipos de câncer e suas respectivas cores:

 

Rosa – Câncer de mama

Branco – Câncer de pulmão

Azul – Câncer de próstata

Amarelo – Câncer de bexiga

Cinza – Câncer de cérebro

Laranja – Câncer de pele

Roxo – Câncer de pâncreas