Notícias

Cuidado com o que você come na praia!

Cuidado com o que você come na praia!

Já estamos sentindo os primeiros sinais do verão, e com esse calor a praia é um dos destinos favoritos do brasileiro. Ir à praia é saudável, mas infelizmente muitas pessoas não pensam sobre alguns cuidados que devem ser tomados com relação a alimentação.

É importante prestar atenção nos alimentos que escolhemos comer na praia:

  • Fique alerta com o churrasquinho, queijo coalho, amendoim e camarão, pois o sol facilita a proliferação de bactérias nesses alimentos;
  • A maionese estraga muito rapidamente quando fica fora da geladeira, assim como a manteiga. Por isso, redobre a atenção com o clássico sanduíche natural e o milho cozido;
  • Os doces também merecem cuidado. Cocada ou cuscuz, e saladas de frutas acompanhadas por leite condensado, groselha ou creme de leite também azedam com facilidade sob o sol.
  • O caso do limão debaixo de sol é clássico: queima e mancha a pele. Mas não é só ele que entra nesta lista. Tangerina, abacaxi, cenoura, coentro e erva-doce são alguns ingredientes que provocam queimaduras ao sol.
  •  A casca do limão contém muitas bactérias que podem causar gastroenterites. Os principais sintomas são diarreia, vômito, enjoo, formação de gases e dor de cabeça. Evite caipirinhas feitas na praia!

O ideal é que você leve de casa os alimentos, pois assim você sabe exatamente o que vai comer. Você pode estar se perguntando o que comer na hora da fome na praia, certo? Aqui vão umas dicas:

  • Frutas – Entre as mais leves estão a maçã, uva, cereja e tangerina. Se preferir a fruta picada, pingue algumas gotas de limão para impedir que escureçam. Para complementar esse lanche, leve uma porção de oleaginosas, como as castanhas. Esta combinação garante saciedade e muitos nutrientes importantes;
  • Vegetais – Também são leves e com poucas calorias. Alimentos como a cenoura baby, o pepino cortado em tiras finas e o tomate-cereja, por exemplo são ótimas opções de acompanhamentos;
  • Barra de Cereal – Elas são fáceis de transportar e resistentes a altas temperaturas. Dê preferência às compostas por frutas.
  • Cookies integrais – Esses produtos, em pacotes individuais, têm a maior vantagem de a porção já vir separada e assim não tem perigo de fazer sujeira na bolsa ou exceder na quantidade.
  • Biscoito de polvilho – Mais uma opção sequinha que dispensa resfriamento. Também exige cautela quanto à quantidade porque, apesar de ser leve, é composto por carboidrato e em excesso pode elevar muito os níveis de açúcar no sangue. O ideal também é combina-los com uma porção de oleaginosas.

Lembre-se: a exposição prolongada aos raios solares leva à insolação e aumenta o risco de câncer de pele. Prefira ir à praia antes das 11h e depois das 17h. Aplique o filtro solar corretamente e reaplique a cada meia hora. Se for caminhar, use roupas claras e boné. O ideal é sempre estar em dia com a saúde e conversar com um dos nossos dermatologistas para ter maiores informações.